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A UON Consulting informa os seus Clientes que se encontra a dar seguimento ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (1)
(1) A Proteção das Pessoas singulares relativamente ao Tratamento de Dados Pessoais é um direito fundamental. O artigo 8º nº 1 da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e o artigo 16º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia estabelecem que todas as pessoas têm direito à Proteção dos Dados de caráter pessoal que lhes digam respeito.
FAQ
A extinção definida pelo Governo das tarifas reguladas, vem provocar a necessidade de selecção do fornecedor energético no mercado liberalizado. Segundo dados de Setembro de 2012, cerca de 57% do consumo total é já feito no mercado liberalizado. Refira-se que, aproximadamente 96% dos grandes consumidores já está em mercado liberalizado. No entanto, no segmento doméstico regista-se uma menor adesão, com perto de 12% dos consumidores em mercado livre [ERSE].

A menor adesão que se verifica no sector doméstico será consequência do calendário definido pelo governo para a extinção das tarifas reguladas e de algumas dúvidas na selecção do melhor fornecedor energético por parte dos consumidores. Por forma a esclarecer algumas destas dúvidas, enumeram-se em seguida as questões mais frequentes:

O que implica a extinção das tarifas reguladas?
A extinção das tarifas reguladas implica que os preços de electricidade e gás deixam de ser fixados pela Entidade Reguladora, passando a ser determinados pelas empresas fornecedoras, num mercado liberalizado. 

O que é o mercado liberalizado? 
O mercado liberalizado é aquele em que os vários fornecedores concorrerem, oferecendo as melhores condições comerciais de modo a cativarem os consumidores.

Quais as datas do processo de liberalização? 
A partir de 1 de janeiro de 2013 acabam as tarifas reguladas para todos os consumidores. ~Existirá um período de transição que permitirá aos consumidores do mercado regulado seleccionarem, de entre os fornecedores existentes no mercado, o que melhores condições comerciais lhes oferece. Durante este período de transição verificar-se-á um progressivo agravamento dos preços praticados no mercado regulado.

Como mudar de fornecedor? 
A mudança de fornecedor deve passar pela consulta dos tarifários existentes de modo à selecção do que melhor se adeque ao padrão de consumo. A UON fornece este serviço de aconselhamento e apoio na selecção do fornecedor.

A mudança de fornecedor energético tem custos? 
A mudança de fornecedor energético não tem custos para o consumidor.

Poderá verificar-se interrupção no fornecimento na mudança de fornecedor? 
Não poderá verificar-se interrupção no fornecimento durante o processo de mudança. O futuro fornecedor tratará da transferência do contrato no local de consumo. O anterior fornecedor garante o fornecimento até à efectivação da mudança.

Quem contactar em caso de avaria?
A assistência técnica continuará a ser garantida pelos operadores de distribuição, independentemente do fornecedor com quem tenha contrato. No caso da eletricidade, a resposta às avarias será dada pela EDP Distribuição; no caso do gás será dada pelo operador de distribuição da zona de consumo. 

Em que consiste o serviço de “Broker” de energia? 
O serviço de “Broker” que a UON propõe consiste na selecção do fornecedor energético que melhor se adequa ao padrão de consumo do consumidor. Para isso, a UON acompanhará as promoções e tarifas dos diferentes fornecedores energéticos e seleccionará, tendo por base o consumo de cada consumidor, a que melhor se adapta.

Como posso aderir ao serviço?
Para aderir ao serviço de representação por parte da UON, bastará enviar a Declaração de Adesão para os nossos serviços, juntamente com os seus dados pessoais e de consumo.

Qual o custo do serviço?
A adesão ao serviço não tem qualquer custo para o consumidor. 

Quais as vantagens do serviço?
A adesão ao serviço possibilita ao consumidor ter um representante que mantém uma especial atenção às tarifas do mercado e que, em seu nome, selecciona a que melhor se adequa ao seu padrão de consumo. O consumidor terá também acesso a sugestões de aconselhamento para a promoção da poupança energética. 

Como se efectua o pagamento da factura?
Por uma questão de transparência e simplicidade, a factura será enviada pelo fornecedor de energia directamente para o consumidor. Dado que o serviço da UON não tem custos para o consumidor, a factura refere-se ao fornecimento energético.

Qual o vínculo do contrato?
O vínculo com a UON mantém-se enquanto assim o entender. Note-se que o vínculo com o fornecedor energético deverá ser cumprido até à data que houver sido contratualizada.

Poderá solicitar mais informações pelo email: energia@uongroup.com